Author(s):
Soccol, Keity Laís Siepmann ; Terra, Marlene Gomes ; Padoin, Stela Maris de Mello ; Ribeiro, Danilo Bertasso ; de Siqueira, Daiana Foggiato ; Canabarro, Janaina Lunardi
Date: 2018
Origin: Oasisbr
Subject(s): Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Transtornos relacionados ao uso de álcool. Mulheres.
Description
Objetivo: Compreender os motivos atribuídos por mulheres ao abuso de substâncias psicoativas.Método: Abordagem qualitativa de natureza fenomenológica. Foram entrevistadas 12 mulheres usuárias de substâncias psicoativas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas, no Sul do Brasil. As entrevistas foram realizadas entre maio e junho de 2013. Os dados foram interpretados à luz da Fenomenologia Social de Alfred Schütz.Resultados: O abuso de substâncias psicoativas é motivado pela influência das pessoas com as quais as mulheres mantêm um relacionamento ou com as quais conviveram. Ainda, as perdas e os conflitos familiares vivenciados também foram como um estopim para o abuso de substâncias psicoativas.Conclusão: A assistência à saúde das mulheres necessita atender além das demandas, na medida em que deve levar em consideração a história de vida dessas mulheres.Palavras-chave: Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Transtornos relacionados ao uso de álcool. Mulheres.