Author(s): Conte, Elaine ; Avelino Filha, Bernadeth Vital ; Pugens, Natália de Borba ; Santos, Cristiele Borges dos
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11690/2685
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação; Crianças; Infâncias
Author(s): Conte, Elaine ; Avelino Filha, Bernadeth Vital ; Pugens, Natália de Borba ; Santos, Cristiele Borges dos
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11690/2685
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação; Crianças; Infâncias
O ensaio apresenta diálogos sobre a tríade educação, crianças e pesquisa, apoiando-se em pensadores como Walter Benjamin (1985),Charlot (2006),Faria,Demartini e Prado (2009) com interfaces de estudos recentes.Tem como objetivo buscar uma aproximação crítica sobre os estudos e pesquisas em educação e sobre educação e os relatos de crianças e sobre crianças. Trata-se de explanar algumas questões acerca de diferentes linguagens na educação que produzem redes de aprendizagens, afetos e sensibilidades narrativas no contexto educativo, potencialmente rico daEducação Infantil, com experiências,suposições filosóficas e pedagógicas sobre o trabalho dedocumentação pedagógica com crianças. Concluímos que se faz necessário uma discussão relacionada ao rigor dos estudos relacionados à cultura da infância e Educação Infantilproduzindo outros olhares, ações e interpretações dos processos pedagógicos.