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SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA ATENDIDAS EM UNIDADE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autor(es): Lederhans, Ana Carolins Feldns

Data: 2019

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Criança; Processo de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem; Prática Profissional; Terminologia Padronizada em Enfermagem.; Child; Nursing Process; Nursing care; Nursing; Professional Practice; Standardized Terminology in Nursing.; Saúde Materno Infantil


Descrição

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Introduction: Early childhood care is a prime social investment. It is at this stage that the base and the sustentation of its future achievements are developed. In view of this, the nurse must provide integral and resolutive assistance, using the Systematization of Nursing Assistance (SAE). General objective: To implement SAE in a Family Health Strategy Unit (ESF), focusing on Nursing diagnoses and interventions for infants, based on the International Classification of Nursing Practice (CIPE®). Specific objectives: To identify the nursing diagnoses and interventions prevalent in early childhood children attending a FHS; To elaborate a plan of interventions of Nursing, based on the diagnoses prevalent in children of the first childhood, attended in the FHT; and implement Nursing interventions based on the CIPE® catalog. Methodology: This is a study of the type Convergent Care Research, which was developed in an ESF of a small municipality, in the central-western region of the state of Rio Grande do Sul, Brazil, in the period between May to October 2018. Data collection took place during Nursing consultations in the follow-up of children in early childhood. Results: Two articles emerged from the data. In the first article, entitled: "Nursing Diagnoses and Interventions in an ESF Unit for Early Childhood Children", the objective was to identify Nursing diagnoses and interventions for use during the Nursing Process (PE) in a FHS. A total of 49 diagnoses and 189 nursing interventions were built, focusing on children and families. And, in the second article, entitled "Process of Implantation of the Systematization of Nursing Assistance in a Family Health Strategy Unit: Potentialities and Barriers", the objective was to describe the process of implantation of SAE in a FHS. Final considerations: The construction of Nursing diagnoses and interventions facilitated the implantation of PE and SAE in the FHT, thus reducing the tendency of the fragmentation of the stages of the PE, providing integral care to the child, better resolution of the problems presented, the promotion of humanization and empathy on the part of Nursing professionals. Product and its applicability: The set of Nursing diagnoses and interventions for early childhood children to be used in the FHS, using CIPE® version 2017, in order to qualify health care in the PE results in the following social benefits and impacts: Methodological improvement, standardization and agility of PE; More effective interaction between professional-user; Planned assistance, offering security to the user and his family; Quality and resolution in service; Professional visibility and increase the quality of life of the population.

Introdução: O cuidado na primeira infância é um investimento social primordial. É nesta fase que se desenvolve a base e a sustentação de suas conquistas futuras, diante disto, o Enfermeiro deve prestar assistência de forma integral e resolutiva, utilizando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Objetivo geral: Implementar a SAE em uma Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), com foco em diagnósticos e intervenções de Enfermagem para crianças da primeira infância, tendo como base a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). Objetivos específicos: Identificar os diagnósticos e intervenções de Enfermagem prevalentes em crianças da primeira infância atendidas em uma ESF; Elaborar um plano de intervenções de Enfermagem, com base nos diagnósticos prevalentes em crianças da primeira infância, atendidas na ESF; e implementar as intervenções de Enfermagem com base no catálogo CIPE®. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo Pesquisa Convergente Assistencial, o qual foi desenvolvido em uma ESF de um município de pequeno porte, na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no período compreendido entre os meses maio a outubro de 2018. A coleta de dados aconteceu durante as consultas de Enfermagem no acompanhamento das crianças da primeira infância. Resultados: Dos dados oriundos da pesquisa emergiram dois artigos. No primeiro artigo, denominado: “Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem em uma Unidade ESF para crianças da primeira infância”, objetivou-se identificar diagnósticos e intervenções de Enfermagem para utilização durante o Processo de Enfermagem (PE) em uma ESF. Foram construídos 49 diagnósticos e 189 intervenções de Enfermagem, com foco na criança e família. E, no segundo artigo, intitulado “Processo de Implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em uma Unidade de Estratégia Saúde da Família: Potencialidades e Barreiras” objetivou-se descrever o processo de implantação da SAE em uma ESF. Considerações finais: A construção de diagnósticos e intervenções de Enfermagem facilitou a implantação do PE e da SAE na ESF, diminuindo assim, a tendência da fragmentação das etapas do PE, proporcionando um atendimento integral à criança, melhor resolutividade dos problemas apresentados, bem como, a promoção da humanização e empatia por parte dos profissionais de Enfermagem. Produto e sua aplicabilidade: O conjunto de diagnósticos e intervenções de Enfermagem para crianças da primeira infância a ser utilizado na ESF, utilizando CIPE® versão 2017, na perspectiva de qualificar a atenção à saúde no PE resulta nos seguintes benefícios e impactos sociais: Melhoria metodológica, padronização e agilidade do PE; Interação mais efetiva entre profissional-usuário; Assistência planejada, oferecendo segurança ao usuário e sua família; Qualidade e resolutividade no atendimento; Visibilidade profissional e no aumento da qualidade de vida da população.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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