Author(s):
Ferreira, Sandra ; Pereira, Olga ; Simões, Cláudia
Date: 2021
Origin: International Journal of Marketing, Communication and New Media
Subject(s): Sustentabilidade ambiental; setor hoteleiro; hotéis ecológicos; práticas ambientais; Covid-19.
Description
Num contexto em que o excesso de consumo conduz a impactes ambientais que ameaçam o futuro do planeta- aos quais se somam os efeitos de uma pandemia global -, a sustentabilidade ambiental tem recebido cada vez mais atenção entre as empresas hoteleiras. O setor hoteleiro é reconhecido como um dos principais contribuintes para as emissões de gases de efeito estufa. Ainda assim, há evidências de que a tendência de implementação de iniciativas ambientais está a aumentar no setor hoteleiro, evoluindo como um novo fenómeno de pesquisa nas áreas de gestão e marketing. Contudo, o estado atual da pesquisa neste assunto é relativamente recente e limitado, especialmente em Portugal.A sustentabilidade ambiental tem vindo a tornar-se um tema proeminente na esfera pública, e o setor hoteleiro tem tido especial atenção. O crescimento do setor deu maior visibilidade aos seus impactes ambientais e levantou preocupações sobre como a indústria está a lidar com esta questão. Perante o reconhecimento de que o futuro do planeta está sob ameaça, os consumidores estão cada vez mais conscientes e, consequentemente, a optar por soluções ambientalmente sustentáveis. Como resultado, um número crescente de hotéis alterou as suas operações implementando proativamente iniciativas ambientais que, hoje, desempenham um papel crítico no marketing e na gestão. Contudo, o estado atual da pesquisa neste assunto é relativamente recente e limitado, especialmente em Portugal. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo consiste em compreender as perspetivas dos gestores de hotéis ecológicos portugueses em relação às práticas de gestão ambiental em que estão envolvidos. Foi conduzido um estudo qualitativo com recurso a entrevistas semiestruturadas a gestores de hotéis com certificação Green Key em Portugal. Uma série de motivações, benefícios e dificuldades relativas à adoção de estratégias ambientais foram identificadas a partir da análise de dados. Adicionalmente, os resultados revelam que a covid-19 provocou retrocessos no desempenho ambiental, gerando mais resíduos não recicláveis, mas, para alguns hotéis, houve tempo para refletir estratégias, novas medidas ecológicas e sensibilizar os colaboradores. Espera-se que esta investigação contribua para o aumento do conhecimento acerca dos pressupostos de sustentabilidade e para a criação de novas abordagens para a gestão ambiental nos hotéis.