Author(s): Gomes, Beatriz Magalhães Costa
Date: 2020
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/10695
Origin: uBibliorum
Subject(s): Crianças; Ómega 3; Ómega 6; Phda
Author(s): Gomes, Beatriz Magalhães Costa
Date: 2020
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/10695
Origin: uBibliorum
Subject(s): Crianças; Ómega 3; Ómega 6; Phda
A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) é uma das perturbações mentais mais comuns nas crianças em Portugal, com uma prevalência estimada entre 5 a 7 % da população infantil. Os sintomas deste distúrbio incluem perturbação da atenção, hiperatividade e impulsividade que podem afetar o dia-a-dia da criança. Na presença destes casos, é necessário intervir o quanto antes, para ajudar pais e crianças a lidar com estas dificuldades. De acordo com recomendações nacionais, a prescrição de medicamentos com indicação para a PHDA não é apontada como tratamento de primeira linha em todas as crianças e adolescentes, com esta perturbação. A prescrição de ómega-3 e 6, em crianças com PHDA, tem gerado controvérsia. O objetivo desta dissertação é, com base numa revisão bibliográfica, perceber os benefícios, ou não, da sua prescrição e respetiva base teórica, assim como, avaliar até que ponto a sua suplementação pode beneficiar a criança, de uma maneira geral .
Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is one of the most common psychiatric disorders in children in Portugal, with an estimated prevalence between 5 and 7% of the child population. Symptoms of this disorder include attention deficit, hyperactivity, and impulsivity, that can affect the child's daily life. On these cases, it is necessary to have an intervention as soon as possible to help parents and children deal with these difficulties. According to national recommendations, the prescription of medications for ADHD is not indicated as first-line treatment in all children and teenagers with ADHD. The prescription of omega-3 and 6, in children with ADHD, has been controversial. The goal of this thesis is, based on a bibliographical review, to understand the theoretical basis and benefits or not of its prescription, as well as to evaluate the extent to which its supplementation can benefit the child.