Author(s): Amorim, Francisca Gonçalves
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/12042
Origin: uBibliorum
Subject(s): Retórica; Comunicação; Política; Afetos; Marcelo Rebelo de Sousa; Eleições
Author(s): Amorim, Francisca Gonçalves
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/12042
Origin: uBibliorum
Subject(s): Retórica; Comunicação; Política; Afetos; Marcelo Rebelo de Sousa; Eleições
O paradigma atual da retórica política vive a era dos afetos. Em Portugal, a vulgarização do conceito “retórica dos afetos” é sintomática desta realidade. A intensificação emocional da linguagem política não tem significado, no entanto, um aumento da investigação científica no seio académico português nem uma melhor compreensão do funcionamento e da eficácia retórica da emoção. No contexto português, a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como XX Presidente da República, significativamente conhecido como o “Presidente dos Afetos”, está intimamente relacionada com a mudança comunicativa verificada. Assumindo a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da República como paradigmática do recurso a uma retórica de afetos, tomámos as eleições presidenciais de 2016 em Portugal como caso de estudo e analisámos os artigos publicados na imprensa durante esse período. Pretendemos perceber como se constrói, o que caracteriza, quando surge, como funciona e porque é eficaz a retórica dos afetos de Marcelo Rebelo de Sousa. O desenvolvimento do trabalho encontra-se dividido em três capítulos – 1. Teoria e Prática de um Saber Retórico, 2. Desconstrução de uma Retórica dos Afetos, 3. Teoria e uma Prática de uma Retórica dos Afetos –, correspondendo cada um a uma metodologia de análise – biográfica, quantitativa e discursiva. Ao longo destes capítulos, procurámos refletir sobre as características emocionais, argumentativas e estratégicas de uma retórica de afetos, assim alertando para a sua obscura complexidade e não-inocência.