Document details

A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos

Author(s): Peel, Misleine ; Beites, P. D. ; Oliveira, L. R. P. F. de

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/12437

Origin: uBibliorum

Subject(s): Afetos; Aprendizagem; Errância


Description

A filosofia dos afetos pensada por Espinosa e por Deleuze pode nos ajudar a en-tender como os erros afetam a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento integral de nossos aprendizes. Propomo-nos a pensar nas diferenças existentes entre a errância que acontece na aprendizagem da matemática e a que acontece no aprendizado da língua portuguesa: acreditamos que os erros oriundos de experimentações matemáticas podem causar mais afetos negativos do que os oriundos de experimenta-ções linguístico-gramaticais, visto que muitos dos linguistas tratam esses acontecimen-tos como desvios da norma padrão e não mais como desacertos; já na matemática, os erros são sistematizados quase sempre como desacertos, e, por isso, dependendo da imagem que temos deles, podem provocar uma diminuição da potência de agir e de existir. A metodologia utilizada foi a cartográfica com revisão de literatura. Percebe-mos, a partir de nossa pesquisa, que uma nova conceituação do erro é essencial para que seja possível ter um bom encontro com o saber.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) uBibliorum
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents