Autor(es): Coelho, Luísa Isabel Carvalho Leitão Gomes
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1826
Origem: uBibliorum
Assunto(s): Compreensão de leitura; Literacia de leitura; Manuais escolares
Autor(es): Coelho, Luísa Isabel Carvalho Leitão Gomes
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1826
Origem: uBibliorum
Assunto(s): Compreensão de leitura; Literacia de leitura; Manuais escolares
As investigações realizadas no âmbito da leitura, nas últimas décadas, evidenciam a importância que esta competência tem na vida de todo e qualquer cidadão, e da sua influência no percurso escolar e profissional. No que se refere especificamente à compreensão na leitura, acreditamos que é fundamental trabalhar a capacidade de extrair informação relevante dos textos, para que esta se converta num importante instrumento de aprendizagem transversal e não se reduza a uma mera actividade escolar, destituída de objectivos transdisciplinares e extra-escolares. Apesar dos esforços levados a cabo por todos os profissionais em/da educação, a realidade portuguesa tem revelado graves problemas em cujos indicadores provenientes de estudos nacionais e internacionais indiciam graves problemas em literacia, situando Portugal na cauda dos países da OCDE. Que motivos estarão na origem destes resultados? De certo, muitos. E cabe à Escola proceder a uma reflexão profunda. Por ser o objecto mais usado na sala de aula, o manual transforma-se em recurso didáctico nuclear, seduzindo professores e alunos e afastando os seus antecessores, os livros, para a escuridão e o esquecimento. Pretendemos focalizar a nossa atenção neste instrumento pedagógico, esperando contribuir para uma reflexão dos modos de leitura que ele legitima, atribuindo-se um papel regulador, no que se refere à aquisição e desenvolvimento de competências de compreensão na leitura. A análise dos dados recolhidos, permitiu-nos constatar que a competência leitora não é devidamente explorada no manual, e que este não promove a leitura, nem permite ao aluno aceder às inferências pragmáticas e principalmente criativas, que lhe possibilitem confrontar o texto com a visão que tem do mundo, construindo assim o significado daquilo que lê.