Document details

A matemática da bandeira nacional : régua, compasso, GeoGebra, e mãos à obra

Author(s): João Benetton Junior

Date: 2019

Origin: Oasisbr


Description

O conceito de proporcionalidade extrapola a disciplina Matemática, presente como componente curricular. Diversas situações cotidianas dependem deste conceito. Apesar do assunto que o circunda ser difundido e recorrente no ambiente escolar é comum encontrarmos estudantes que não o compreendem. Em virtude disto, este trabalho apresenta uma proposta contendo algumas tarefas que envolvem o conceito de proporcionalidade. Seguindo uma perspectiva interdisciplinar, procuramos auxiliar o modo de abordar proporcionalidade nestas tarefas. Para isso, buscou–se entender a forma como a Base Nacional Comum Curricular aborda na disciplina Matemática, a ideia fundamental de proporcionalidade e conceitos relacionados. Estudou–se ainda, o conceito de interdisciplinaridade e como conduzir um tratamento interdisciplinar em sala de aula. As atividades propostas possuem como tema a Bandeira Nacional do nosso país. A fim de elaborá–las, foi necessário compreender as regras de sua confecção e as modificações que a bandeira sofreu com o passar dos anos. Salienta–se que a confecção da bandeira remete diretamente ao conceito de proporcionalidade, e a exploração de aspectos matemáticos. As tarefas envolvem a confecção da bandeira do Brasil por meio de régua e compasso e pelo software de geometria dinâmica, o GeoGebra.

The concept of proportionality extrapolates the Mathematics discipline, present as a curricular component. Several everyday situations depend on this concept. Although the subject that surrounds it is widespread and recurrent in the school environment it is common to find students who do not understand it. As a result, this paper presents a proposal containing some tasks that involve the concept of proportionality. Following an interdisciplinary perspective, we try to help approach proportionality in these tasks. For this, we sought to understand how the National Curricular Common Base addresses in Mathematics, the fundamental idea of proportionality and related concepts. It was also studied the concept of interdisciplinarity and how to conduct an interdisciplinary treatment in the classroom. The proposed activities have as their theme the National Flag of our country. In order to elaborate them, it was necessary to understand the rules of its manufacture and the modifications that the flag has undergone over the years. It should be noted that the making of the flag refers directly to the concept of proportionality, and the exploration of mathematical aspects. The tasks involve the making of the Brazilian flag by means of ruler and compass and by GeoGebra's dynamic geometry software.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents