Detalhes do Documento

Saberes e conhecimentos docentes na implementação de Programas de Inclusão Digital em escolas de Educação Básica em Garanhuns/PE

Autor(es): Silva, Sônia Regina Fortes da

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Teaching knowledge an Expertise; Implementation of Computational Artifacts on Education; Use of Educational Technologies. Digital Inclusion Programs; Saberes e conhecimentos docentes; Implementação de artefatos computacionais no ensino; Uso de tecnologias educacionais; Programas de inclusão digital; Tecnologia educacional; Educação Inovações tecnológicas; Inclusão digital; CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO


Descrição

Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:46:42Z No. of bitstreams: 1 Tese_Sonia R Fortes da Silva.pdf: 1845297 bytes, checksum: 4911ff70483bf2a2a2ea6e9c82a1e855 (MD5)

Made available in DSpace on 2021-01-05T21:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Sonia R Fortes da Silva.pdf: 1845297 bytes, checksum: 4911ff70483bf2a2a2ea6e9c82a1e855 (MD5) Previous issue date: 2012-06-29

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

This paper analyses the knowledge and expertise used by teachers, while teaching making use of computers, implemented by the Programas de Inclusão Digital (Digital Inclusion Programs), in primary education schools, in the city of Garanhuns. It has, as references, the educational policies approach by Stephen Ball (1994), the proposed "reservoir and repertoire of teaching knowledge" of Gauthier (1998), the teaching knowledge in accordance with Tardif, Lessard & Layale (1991), in the teacher s relationship with the information and communication digital instrument , in accordance with Pacheco (2001), in schools. Seeking to provide reflectivity (PERRENOUD, 2002) to the construction of knowledge by the participants, the study was carried out through listening to teachers, through training course, through discussion forum (GATTI, 2005) and through in-depth interview (SELLTIZ et all, 1975), in six municipal schools, of eight which were provided with desktop computers. A content analysis of Bardin (1998) allowed to understand part of the implemetation of new digital technology in schools and the demand for knowledge and expertise by the teachers, for the use of computers in education, in a computerized environment. For such understanding it was also important to analyze the implementation of computers in the material conditions of the schools and the appropriation of knowledge and expertise by the teachers for use in their teaching. The categories of meanings of the teachers statements have contributed to resize the complexity of the implementation of computer technology and education policies, in the arrival of mobile and desktop computers in basic education institutions, envisioning the search for computer and educational computing knowledge and expertise by the teachers while in practice

Esta investigação analisa os saberes e os conhecimentos utilizados pelos professores, no ensino com os computadores, implementados por Programas de Inclusão Digital, em escolas de educação básica, do município de Garanhuns. Tem, como referências a abordagem de políticas educacionais de Stephen Ball (1994), a proposta de reservatório e repertório de saberes docentes de Gauthier (1998), os saberes e os conhecimentos docentes conforme Tardif, Lessard e Layale (1991), na relação do docente com o instrumento digital da informação e comunicação, conforme Pacheco (2001) . Buscando conferir reflexividade (PERRENOUD, 2002) à construção do conhecimento pelos participantes, a investigação ocorreu na escuta de professores, em curso de capacitação, em fórum de discussão (GATTI, 2005) e em entrevista em profundidade (SELLTIZ et all, 1975), em seis escolas municipais, das oito que foram contempladas com computadores fixos e móveis no ensino aprendizagem. A análise de conteúdo de Bardin (1988) permitiu compreender parte da implantação das novas tecnologias digitais nas escolas e as demandas aos saberes e conhecimentos dos professores para os usos dos computadores no ensino em ambiente informatizado. Para essa compreensão foi importante, também, analisar a implantação dos computadores nas condições materiais das escolas e a apropriação de saberes e conhecimentos pelos docentes para o seu uso no ensino. As categorias de sentido das falas dos professores contribuíram para redimensionar a complexidade da implementação de políticas de informática e educação, na chegada dos computadores fixos e móveis nas instituições de educação básica, ao visionar a busca por saberes e conhecimentos informáticos e didático-informáticos pelos professores na docencia

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.