Author(s): Jetelina, Douglas
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/114631
Origin: Oasisbr
Subject(s): Currículo : Educação básica; Educação musical; Currículo : Teoria
Author(s): Jetelina, Douglas
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/114631
Origin: Oasisbr
Subject(s): Currículo : Educação básica; Educação musical; Currículo : Teoria
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as propostas curriculares de ensino de música dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O método utilizado foi a pesquisa documental. A busca pelas propostas curriculares foi feita através do ambiente virtual, onde os documentos estavam disponíveis de forma pública. Foram utilizadas como palavras-chave para a busca: currículo escolar e currículo de música. A análise foi realizada com base em seis categorias selecionadas a partir da bibliografia consultada: o que (conteúdos/atividades); para quem (público alvo); para que (finalidades/justificativas); como (estratégias/metodologia, formas de organização do ensino e avaliação); quando/onde (espaços e tempos da escola); quem (deve ensinar). Buscou-se problematizar as propostas curriculares, investigando como o conhecimento musical está organizado.