Author(s): Hochmüller, Greice Iara
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/115793
Origin: Oasisbr
Subject(s): Gestão escolar; Gestão democrática; Parceria público-privada
Author(s): Hochmüller, Greice Iara
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/115793
Origin: Oasisbr
Subject(s): Gestão escolar; Gestão democrática; Parceria público-privada
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo geral analisar a proposta de gestão escolar desenvolvida e aplicada pelo Instituto Unibanco em escolas públicas estaduais de Porto Alegre e Região Metropolitana no período de 2011 a 2013, e denominada de “Gestão Escolar para Resultados”. Como objetivos específicos, pretende-se evidenciar as implicações deste modelo de gestão, na gestão democrática da escola pública, caracterizar a repercussão do Programa Jovem de Futuro nas escolas e problematizar a relação público-privada na educação, a partir da experiência específica do Instituto Unibanco. Os instrumentos metodológicos utilizados, em concordância com os objetivos, foram a análise documental, a entrevista semi-estruturada com funcionárias do Instituto Unibanco e o memorial de formação com resgate do caderno de campo do período em que fui estagiária do Instituto Unibanco. As considerações da pesquisa apontam para a análise de que esta parceria público-privada modifica a cultura de gestão escolar que vem se desenvolvendo desde o período pós-ditadura civil-militar no Brasil. Incentivando positivamente a formação do Grupo Gestor da escola que contempla todos os segmentos da escola (estudantes, professores e funcionários), mas que burocratiza a gestão através da intensa demanda de trabalho que a escola deve cumprir para atingir as metas do projeto. Ainda é possível problematizar a entrada desta gestão escolar elaborada por esta organização do terceiro setor, por ser esta uma lacuna na gestão pública das escolas, identificada como insuficiente pelo privado.