Author(s): Santos, Daniela dos
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/151552
Origin: Oasisbr
Subject(s): Conselho da escola; Gestão democrática; Participação; Comunidade escolar; Ensino de primeiro grau
Author(s): Santos, Daniela dos
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/151552
Origin: Oasisbr
Subject(s): Conselho da escola; Gestão democrática; Participação; Comunidade escolar; Ensino de primeiro grau
Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande dos Sul, e apresenta uma análise das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção implantado em uma escola da rede estadual de ensino, que teve como foco a mobilização do Conselho Escolar, como uma das estratégias de se vivenciar a gestão democrática na escola. A metodologia usada na intervenção foi a pesquisa-ação, na perspectiva de Franco (2005) e Richardson (s.d), pois entendo que o melhor caminho para conhecer e transformar a realidade escolar e os processos administrativo-pedagógicos que nela se realizam é aquele que proporciona uma ação-reflexão-ação. Os autores que embasaram o trabalho foram: Batista (2002), Galina e Carbello (2007), Gandin (2006) e Paro (2002) e outros. As ponderações surgiram após a observação, participação e análises dos achados nas reuniões realizadas com todos os segmentos da comunidade escolar, principalmente, nas do Conselho Escolar da escola. Durante o desenvolvimento da pesquisa, observou-se que, alguns segmentos ainda não estão bem articulados, mas que emergiu um movimento em busca da mudança e da participação efetiva em todos os aspectos da gestão da escola.