Author(s): Leite, Glades Martins
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/151625
Origin: Oasisbr
Subject(s): Conselho da escola; Participação; Gestão democrática; Ensino de primeiro grau; Comunidade escolar
Author(s): Leite, Glades Martins
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/151625
Origin: Oasisbr
Subject(s): Conselho da escola; Participação; Gestão democrática; Ensino de primeiro grau; Comunidade escolar
Este trabalho foi desenvolvido no curso de formação de diretores da Escola de Gestores – MEC, como um Projeto de Intervenção tendo como tema a “Participação do Conselho Escolar integrando a Escola com a Comunidade” realizado numa escola localizada na cidade de Alegrete - RS. O objetivo principal é a participação do Conselho Escolar com a comunidade e com os demais segmentos, visando propor uma integração de todos os membros do colegiado. Participação e transparência são princípios essenciais da gestão democrática, em que todos os envolvidos no processo educacional (professores, pais, alunos e a comunidade representada pelas instâncias colegiadas) devem participar da gestão, assim como todas as ações e decisões tomadas devem ser de conhecimento de todos. A metodologia adotada para o desenvolvimento do PI foi pelo método da Pesquisa-ação que é uma metodologia muito usada em projetos de pesquisa educacional. De acordo com as pesquisas realizadas foi diagnosticado a importância do Conselho Escolar como um órgão fundamental para Gestão Democrática da escola. É preciso criar condições concretas para que essa participação ocorra de fato, para que tenha condições de se apropriar da escola e que a escola se esforce para democratizar o saber sem que isso lhe seja imposto. Dentre os instrumentos que vêm sendo estruturados no processo de democratização em gestão, conjuntamente com os autores pesquisados, entre eles PARO (1996 e 2009), WERLE (2003), destacamos o Conselho Escolar por considerarmos esta instância colegiada como sendo o mecanismo mais democrático até o momento dentro da escola, e principalmente por representar todos os segmentos da escola.