Autor(es): Leidens, Thaís
Data: 2017
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10183/153085
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Cooperativismo; Relações públicas
Autor(es): Leidens, Thaís
Data: 2017
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10183/153085
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Cooperativismo; Relações públicas
Este estudo possui como objetivo principal estudar Relações Públicas e comunicação dirigida, destacando a importância de instrumentos informativos para a implementação e a manutenção de relacionamentos com públicos de organizações cooperativas. A fim de obter este propósito, foi desenvolvido um estudo de caso, exploratório, tendo como objeto de estudo a Cooperativa Santa Clara Ltda, localizada na cidade de Carlos Barbosa (RS). Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, principalmente sobre os temas Relações Públicas e Cooperativismo, e uma pesquisa documental, com a finalidade de angariar dados e informações sobre a Cooperativa estudada. A partir da análise realizada, através da técnica da Análise de Conteúdo, de edições do Informativo Cooperleite, observou-se que este instrumento de comunicação é muito utilizado para informar, muitas vezes com o objetivo de angariar uma imagem de credibilidade e tradição e não de ser instrumento de disseminação do cooperativismo, enquanto modelo de organização, cumprindo, assim, com sua primeira proposta, que é de implementar o relacionamento entre associados e Cooperativa. Percebeu-se, ainda, que a Santa Clara opera de acordo com a lógica técnica de cooperativa, com a participação de seus membros nos processos decisórios e na partilha dos retornos financeiros. Porém, o cooperativismo como doutrina é pouco explorado, visto que a participação dos associados, percebida mediante os textos do Informativo, restringe-se mais ao espaço econômico.