Autor(es): Garcia, Miguel Pocharski
Data: 2020
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10183/205488
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Promoção da saúde; Território; Determinantes sociais da saúde
Autor(es): Garcia, Miguel Pocharski
Data: 2020
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10183/205488
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Promoção da saúde; Território; Determinantes sociais da saúde
Este estudo visa evidenciar a importância das práticas pedagógicas de Geografia da Saúde nas escolas. Sugeriu-se que as atividades fossem trabalhadas por meio da disciplina de Geografia, articulando conhecimentos clássicos (climatologia, demografia, hidrografia, etc.) com as questões de saúde pública presentes no contexto social brasileiro. Porém, as práticas sugeridas podem ser realizadas em diversas etapas escolares e com disciplinas curriculares diferentes, mediante a adaptação dos professores. Para isso, buscou-se analisar como os educadores podem atuar de forma a promover a prevenção à saúde nos ambientes escolares, com intuito de viabilizar uma maior autonomia e conscientização para que os alunos possam atuar em busca de melhorias nos espaços onde vivem. Desta forma, o Ensino de Geografia da Saúde nas escolas busca educar sobre os determinantes sociais da saúde, que são os aspectos além do bem-estar físico que interferem na condição de saúde da população. Adjunto a isso, foi realizada uma entrevista com uma especialista na área de políticas educacionais, com intuito de discutir as possibilidades de interação entre a Educação e a Saúde. Neste trabalho, ficou evidenciada a importância das atividades práticas para construção de sujeitos ativos e capazes de transformar a realidade em que vivem. Outra perspectiva indica que aumentar o conhecimento dos alunos sobre o território pode promover a saúde nas escolas, pois na medida em que nos apropriamos dos espaços em que vivemos nos sentimos pertencentes ao lugar, isso aumenta nosso interesse, e consequentemente nossa participação, para manter esses espaços saudáveis.