Document details

Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul

Author(s): Carvalho, Diéssica Rocha de ; Silveira, Stéfanni Vargas ; Camargo, Débora Larissa de ; Rocha, Camille Serrano ; Dacroce, Brenda ; Romanini, Moises

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/217720

Origin: Oasisbr

Subject(s): Adolescente; Distúrbios do comportamento em crianças; Atuação do psicólogo; Psicologia escolar; Intervenção; Pesquisa participante


Description

A atuação do psicólogo em ambientes educacionais tem como base um trabalho preventivo e participativo com a equipe pedagógica, que intencione a demanda escolar como ponto de partida de uma ação. O objetivo do trabalho foi aprofundar o entendimento teórico e prático sobre a atuação do psicólogo escolar, através de saídas de campo a uma escola a fi m de identifi car a demanda específi ca da instituição e, assim, desenvolver uma intervenção. Dessa forma, o presente trabalho refere- -se às observações e intervenções realizadas em uma escola. A demanda, exposta pela equipe de supervisão, orientação e por professores, foi direcionada a duas turmas de sextos anos, especifi camente a dois alunos. Para isso, foi desenvolvido uma cartilha intitulada “Problemas Comportamentais e Seus Diversos Fatores”, com foco em reconhecer os elementos que participam do desenvolvimento comportamental, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes, demonstrando a infl uência do contexto no qual o estudante está inserido e de como lida com as situações que vivencia na construção do aprendizado e formas de se comportar perante o meio escolar. No material foram abordados alguns pontos principais que permeiam esse ambiente: questões familiares, aspectos pedagógicos, ambiente escolar e o sujeito. A cartilha foi desenvolvida e disponibilizada para os professores e responsáveis pelos alunos. Percebeu-se, durante as atividades e falas presenciadas, a falta de informações da equipe, referentes ao papel do psicólogo escolar. Desse modo, além da criação da cartilha, o grupo fomentou em reuniões pedagógicas a importância do psicólogo escolar nas instituições, bem como as atividades desempenhadas pelo profissional.

Document Type Book part
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents