Autor(es): Leiria, Natália
Data: 2021
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10183/224595
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Inclusão escolar; Formação docente; Educação especial; Criança
Autor(es): Leiria, Natália
Data: 2021
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10183/224595
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Inclusão escolar; Formação docente; Educação especial; Criança
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) constitui uma pesquisa de cunho qualitativo sobre efeitos dos saberes da Educação Especial na formação docente em pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais são os efeitos dos saberes do campo da Educação Especial na formação docente em licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul? Em vista deste tensionamento, o objetivo geral consistiu em analisar os efeitos dos saberes do campo da Educação Especial na formação docente em Pedagogia na UFRGS. Para tanto, foram analisadas políticas públicas, em vigor de 1990 até 2015. O arquivo da pesquisa é constituído de dois Projetos Político Pedagógicos do curso de licenciatura em Pedagogia da UFRGS, uma versão de 2007 e outra, de 2018. A partir destas análises pude compreender o avanço da importância da formação nos discursos e políticas sobre educação inclusiva. O PPC de 2007 apresentava uma proposta de instrumentalização do profissional para a atuação em Educação Especial. Com as mudanças nas políticas e discursos o PPC do curso (2018) demonstrou um avanço e assegura aos acadêmicos inserção em conhecimentos e práticas previstas na legislação nacional. Portanto, uma política educacional inclusiva não reporta estratégias de acionamento de saberes específicos do campo da Educação Especial, mas estabelece práticas que mobilizam saberes distintos, criam possibilidades de ressignificar o currículo e aciona a compreensão política de diferença no planejamento pedagógico.