Author(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Mãe; Criança; Práticas educativas; Desenvolvimento cognitivo da criança; Comportamento da criança
Author(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Mãe; Criança; Práticas educativas; Desenvolvimento cognitivo da criança; Comportamento da criança
Foram observados trinta e nove (39) pares de mãe-criança em situação de execução de tarefas objetivando caracterizar o estilo de ensinar da mãe, o comportamento de resolver problemas da criança e a relação entre estas duas variáveis. As mães eram representantes das classes sociais alta, média e baixa e as crianças eram do sexo feminino e tinham idade média de oito (8) anos e três (3) meses. Os resultados mostraram que as mães definiram a existência de dois tipos de estilo de ensinar, chamados no estudo, de autoritário e autorizador. As implicações do uso desses estilos são discutidas em termos do desenvolvimento cognitivo da criança. No concernente às crianças os resultados mostraram ser as crianças de classe média as que apresentaram engajamento mais efetivo na situação. Os resultados referentes ao relacionamento entre estas duas variáveis não foram conclusivos...