Author(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Comportamento materno; Criança; Práticas disciplinares; Pai e mãe
Author(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Comportamento materno; Criança; Práticas disciplinares; Pai e mãe
Educar filhos requer do adulto adotar comportamentos que se traduzem sob a forma de práticas disciplinares. Inseridos no papel de pai ou mãe, adultos trabalham para que seus filhos cresçam saudáveis, felizes e autoconfiantes. Trabalham assim pela formação da geração seguinte e atendem à pressão social para preencher expectativas que definem o status social e identidade adulta. Filhos ajustados e bem sucedidos, pais realizados. Filhos problemáticos respondem seus pais quanto ao trabalho feito. A preocupação com o efeito do que usam para educar crianças é permanente em pais. Isso é particularmente verdadeiro para mães. Assistimos, ao longo do nascimento da compreensão das causas dos problemas infantis, o apontar da figura materna como responsável principal. Decorrência de sua predestinação biológica, a mulher arca com o ônus de formar organicamente e garantir, pela sua assistência afetiva inicial, a integridade psicológica do filho. A conseqüência desse fato é a cobrança social maior na direção do como essa mãe se comporta enquanto educa. Universalmente a guarda dos filhos é dada a mãe. A figura do pai emerge na posição social de apoio à mãe, de sofisticador do desenvolvimento do filho. Esse fato tem preocupado estudiosos e evidenciam-se hoje tentativas de esclarecimento quanto aos reais efeitos do com materno sobre o desenvolvimento da criança em várias áreas. (Lebovici, 1983; Bowlby, 1988; Brazelton, 1981; Dun e Nettles 1986)...