Detalhes do Documento

Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio

Autor(es): Ribeiro, Júlio Wilson ; Valente, José Armando ; Freitas, Daniel Barros de ; Martins, Daniel Gadelha ; Santos, Maria José Costa dos

Data: 2017

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Currículo de Ciências; TIC; Experimentação Científica; Formação de Professores


Descrição

RIBEIRO, Júlio Wilson; VALENTE, José Armando; FREITAS, Daniel Barros de; MARTINS, Daniel Gadelha; SANTOS, Maria José Costa dos. Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO USP-SP, 1, 2008, São Paulo. Anais ... São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2008, 10p.

São questionados cenários da fragilidade do ensino médio brasileiro nas áreas de ciências e reflexos decorrentes na escola. Para reverter o quadro, se promove uma reflexão, argumentando que o uso das TIC e laboratório de experimentação científica podem ser trabalhados, adotando-se novos olhares pedagógicos. Porém, tais estratégias para serem implantadas na escola demandariam mudanças nas propostas curriculares, visando se adequar novos cenários educacionais. Para obter um relato de experiência, foi concebida e realizada uma formação a distância, para professores-alunos da rede escolar cearense, objetivando promover mudanças de visão pedagógica, através de uma aplicação relacionada ao uso em sala de aula do computador como ferramenta de auxílio pedagógico à realização de práticas laboratoriais de ciências e integração de atividades de ciências. Para tanto, foram disponibilizados conteúdos de eletricidade, via o AVA TELEDUC/PUC-SP, onde ocorreu um processo de aprendizagem telecolaborativa. Num momento final da formação, foi promovida a realização de uma atividade presencial de experimentação científica, tratando do tema circuitos de resistores elétricos. Equipes de professoresalunos executaram os procedimentos experimentais colaborativamente, onde foram vivenciadas e maturadas situações de aprendizagem significativa. Finalmente um software educacional de simulação foi utilizado interativamente e reproduziu as situações de aprendizagem anteriormente trabalhadas.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.