Autor(es): Negreiros, Daniele Jesus ; Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Data: 2017
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação; Mediação Pedagógica; Interação Educativa
Autor(es): Negreiros, Daniele Jesus ; Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Data: 2017
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação; Mediação Pedagógica; Interação Educativa
NEGREIROS, Daniele Jesus; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Ensinar aprendendo: relato de experiência no estágio em docência na graduação em enfermagem Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
Por entender os processos de avaliação como uma opção político-pedagógica, influenciada por uma visão de mundo, homem e sociedade que traz transformações para a vida dos estudantes no processo de formação no Ensino Superior e para a vida em sociedade, trago no presente estudo, a discussão sobre uma possibilidade metodológica de avaliação no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Psicologia. O tema se apresentou a mim no Estágio em Docência, por meio da disciplina - Teoria da Subjetividade IV. A disciplina tem como objetivo a discussão dos principais elementos da teoria Piagetiana e Vygotskiana, dessa forma as avaliações são divididas de acordo com os autores citados. A primeira avaliação parcial tem como tema os estudos de Piaget sobre a formação da inteligência e seu método clínico, e a segunda avaliação parcial aborda elementos da teoria de Vygotsky tais como a formação das funções psicológicas superiores. Ambos os aspectos metodológicos utilizados pelas avaliações dialogam com as teorias estudadas, no entanto, para delimitação desse trabalho, enfatizarei os aspectos referentes à segunda avaliação parcial, que utiliza Vygotsky como principal autor. A avaliação é, portanto, realizada em dupla e de forma pesquisada, isso se justifica em virtude da possibilidade dos estudantes interagirem e de se comunicarem e assim, este processo se constitui como mediador e organizador do pensamento, de forma que quanto mais complexa é a ação exigida pela situação, maior a importância que a fala adquire na operação como um todo. Para Vygotsky (1998), a fala e o uso dos signos quando incorporados a qualquer ação, esta se transforma e se reorganiza por linhas inteiramente novas. Nesta perspectiva, no processo de avaliação deve haver aprendizado e desenvolvimento dos sujeitos, o sistema avaliativo deve ter por finalidade a formação de sujeitos ativos e questionadores, além da aquisição de novas habilidades, novas formas de pensamento e novas atitudes com relação ao mundo.