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Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescente

Autor(es): Silva, Antonia Cinthya Gomes da ; Feitosa, Patrícia Solano ; Araújo, Thábyta Silva de ; Aragão, Joyce Mazza Nunes ; Carvalho, Queliane Gomes da Silva ; Vieira, Neiva Francenely Cunha

Data: 2017

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Educação em saúde; Mídia social; Adolescente


Descrição

SILVA, Antonia Cinthya Gomes da et al. Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)

O uso da mídia social Facebook como estratégia de educação em saúde com adolescentes constitui-se uma abordagem eficiente, pois esses jovens já dominam essa tecnologia. Assim, foi desenvolvida uma intervenção educativa, através do Facebook, utilizando suas ferramentas, para discutir com adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva, com o objetivo de (re)significar seus saberes e práticas de forma compartilhada e averiguar as ferramentas dessa mídia social que melhor proporcionaram participação e interação. Estudo descritivo, desenvolvido de maio a agosto de 2015, com 135 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE. Durante a intervenção educativa, utilizou-se as ferramentas do Facebook: bate-papo, fórum, postagem de vídeos e arquivos (cartilhas, folders, panfletos), enquetes e eventos para que os adolescentes compartilhassem experiências. Verificou-se que os fóruns de discussão foram ferramentas centrais na interação com os participantes, pois possibilitaram diálogo, compartilhamento de ideias, opiniões e experiências. Os vídeos educativos e arquivos também favoreceram a aprendizagem, pois despertaram a atenção dos adolescentes e forneceram informações sobre a temática. O bate-papo mostrou-se dispositivo bastante útil para divulgar as postagens e para esclarecer as dúvidas. As enquetes e eventos foram considerados limitados no processo de aprendizagem dado a pequena participação. O uso do Facebook como estratégia de educação em saúde possibilitou a construção compartilhada do conhecimento entre enfermeira e adolescentes por meio da interação, diálogo e troca de experiências, embasadas por documentos, vídeos e outras direções de interesse coletivo. Os aplicativos dessa mídia social auxiliaram e potencializam o trabalho educativo, funcionando como recursos didáticos que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
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