Document details

Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista

Author(s): Silva, Amanda Ferreira da

Date: 2018

Origin: Oasisbr

Subject(s): Autismo; Design inclusivo; Livro infantil; Livro-objeto


Description

No presente trabalho tratamos de uma pesquisa transdisciplinar que envolve as áreas do Design Inclusivo, Design Gráfico Editorial e o Autismo. O nosso problema de pesquisa questiona como podemos utilizar o design do livro infantil para desenvolver habilidades deficientes em crianças com autismo com o intuito de facilitar o seu aprendizado. Ao longo desta pesquisa analisamos o transtorno do autismo para entender as características e as limitações de nosso público e buscamos também, informações a respeito de metodologias de intervenção, tais como a terapia de integração sensorial, a PECS e a D.I.R./Floortime, que possam ser utilizadas para trabalhar e melhor desenvolver as capacidades limitadas do autismo. Após uma melhor compreensão sobre o transtorno do autismo, definimos como nosso objetivo a concepção de um livro infantil, objeto escolhido como ferramenta de nossa pesquisa para estimular habilidades deficientes no processo de aprendizagem de crianças com esse transtorno. Utilizamos uma metodologia projetual de design de produto do autor Bernd Lobach (2001), pois embora o produto que idealizamos esteja na área do Design Gráfico também possui muitas características de um produto. Por meio de fundamentação teórica e das análises de livros e brinquedos inclusivos, percebemos que os aspectos do desenvolvimento que devemos trabalhar para garantir uma melhor aprendizagem do público autista são as capacidades cognitivas e sensoriais. Assim, produzimos um livro infantil pensado desde a narrativa até a produção gráfica para estimular as capacidades das crianças autistas.

Document Type Bachelor thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents