Detalhes do Documento

Percepções de discentes de enfermagem sobre fatores geradores de estresse durante a graduação

Autor(es): Costa, Christefany Régia Braz ; Oliveira, Layze Braz de ; Maynart, Willams Henrique da Costa ; Albuquerque, Maria Cicera dos Santos de ; Correia, Divanise Suruagy

Data: 2018

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Estudantes de Enfermagem; Estresse Psicológico; Instituições de Ensino Superior; Percepção


Descrição

Objective: to understand, according to the perceptions of the nursing students, the stress-generating factors during graduation. Methods: this is a qualitative study, developed with 236 undergraduate nursing students, in a Higher Education Institution. The production of information was carried out by a semi-structured instrument, processed by the Software Interface for Multidimensional Analyzes of Textes et de Questionnaires and submitted to Bardin content analysis. Results: six classes were created: the type of activity carried out, the amount of activity, the period to develop them, the infrastructure, the pedagogical organization of the course and the professors. Conclusion: the study identified as potential source of stress stimuli in the activities that involve performance and concentration of efforts performed in constant and increasing study routines.

Objetivo: compreender, conforme percepções de estudantes de enfermagem, os fatores geradores de estresse durante a graduação. Métodos: estudo qualitativo, desenvolvido com 236 graduandos em enfermagem, em Instituição de Ensino Superior. Produção de informação realizada por instrumento semiestruturado, processada pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e submetida à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se seis classes: o tipo de atividade realizada, a quantidade de atividade, o prazo para desenvolvê-las, a infraestrutura, a organização pedagógica do curso e os professores. Conclusão: o estudo identificou como fonte potencial de estímulos estressores as atividades que envolvem desempenho e concentração de esforços realizados em rotinas de estudos constantes e crescentes.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.