Autor(es): Ribeiro, Ana Paula de Medeiros ; Leite, Raimundo Hélio
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Mapas conceituais; Práticas avaliativas; Avaliação formativa; Aprendizagem escolar
Autor(es): Ribeiro, Ana Paula de Medeiros ; Leite, Raimundo Hélio
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Mapas conceituais; Práticas avaliativas; Avaliação formativa; Aprendizagem escolar
RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; LEITE, Raimundo Hélio. Mapas conceituais: uma forma dinâmica de se fazer avaliação formativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 36-45.
As práticas avaliativas, defendidas por autores contemporâneos, têm apontado para um caminho diferente daquele, tradicionalmente traçado, para avaliar a aprendizagem escolar. A mudança para uma abordagem democrática, participativa e significativa requer o uso de instrumentos de avaliação coerentes com sua proposta teórica e capazes de oferecer ao professor dados qualitativos sobre o avanço do aluno em sua aprendizagem.