Author(s): Pascual, Jesus Garcia ; Costa, Áurea Júlia de Abreu ; Clarindo, Janailson Monteiro
Date: 2018
Origin: Oasisbr
Subject(s): Filiações epistemológicas; Projetos de mestrado; Formação; Avaliação de mestrandos
Author(s): Pascual, Jesus Garcia ; Costa, Áurea Júlia de Abreu ; Clarindo, Janailson Monteiro
Date: 2018
Origin: Oasisbr
Subject(s): Filiações epistemológicas; Projetos de mestrado; Formação; Avaliação de mestrandos
PASCUAL, Jesus Garcia; COSTA, Áurea Júlia de Abreu; CLARINDO, Janailson Monteiro. Filiações epistemológicas em projetos de mestrado: estudo sobre os autores que os fundamentam. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 778-795.
Torna-se evidente a disseminação de cursos de Psicologia no âmbito nacional durante as décadas 1990 e 2000. Cabe notar que nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste existem atualmente cerca de noventa e seis (96) cursos de Psicologia. Referimo-nos em particular a essas três regiões porque um dos autores do trabalho participa do RIDES — Rede Inter-Regional de Educação Superior (Norte, Nordeste e Centro-Oeste). A expansão de cursos de graduação gera, por sua vez, desdobramentos do saber psicológico na pós-graduação. Não só os alunos de Psicologia procuram os cursos de pós-graduação, mas concludentes de outras áreas — tais como Letras, História, Arquitetura, Serviço Social, Enfermagem etc. — também concorrem nas seleções para o mestrado. Talvez porque, para os alguns concludentes, educação seja considerada necessidade e, daí, a procura. Se assim for, a pós-graduação “qualifica pesquisadores, profissionais e professores do ensino superior em Psicologia, e áreas afins, para o enfrentamento de questões contemporâneas, no âmbito da produção da subjetividade, do sofrimento humano e da atenção às demandas sociais”. (MESTRADO EM PSICOLOGIA/UFC, 2005) [...]