Detalhes do Documento

Um estudo exploratório de fatores associados à Alfabetização de crianças da 2ª série do ensino fundamental

Autor(es): Marques, Cláudio de Albuquerque ; Alves, Ana Paula Martins ; Silva, Ana Maria Gomes da ; Holanda, Maria das Graças Silva

Data: 2019

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Sistema Educacional Brasileiro; Desempenho na educação; Ensino fundamental e ensino médio


Descrição

Muito se tem discutido a respeito dos problemas que o sistema educacional brasileiro tem enfrentado. Quanto mais se aprofunda na busca de respostas para o baixo desempenho educacional dos alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio, mais evidências são geradas a respeito da origem deste problema: o início da escolarização das crianças. Sabemos da importância da alfabetização das crianças na idade adequada uma vez que este é, antes de qualquer coisa, um direito das crianças brasileiras. Contudo, dados divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) têm revelado uma situação muito preocupante com relação ao cumprimento dos objetivos educacionais. Apenas 6,4% dos alunos matriculados na quarta série do ensino fundamental demonstraram ter conhecimentos e habilidades adequados para esta série enquanto que 11,5% estavam em um estágio muito crítico e 40,1% em um estágio crítico (Brasil, 2004).[...]

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.