Autor(es): Silva, Andréa Soares Rocha da ; Leite, Raimundo Hélio
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Processo ensino aprendizagem; Escolas Normais
Autor(es): Silva, Andréa Soares Rocha da ; Leite, Raimundo Hélio
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Processo ensino aprendizagem; Escolas Normais
No Brasil, a formação de pessoal para a área de magistério se faz nas Escolas Normais, nas Faculdades de Educação, nos Cursos de Licenciatura, e nos Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. No caso das Escolas Normais e das Faculdades de Educação, os futuros professores cursam disciplinas e recebem informações sobre uma área específica que trata do problema de elaboração de provas e testes de rendimento escolar. Essa área é denominada de Medidas Educacionais. Fora disso, as informações sobre esse assunto são escassas, quando, não raro, inexistentes. Os que militam na área educacional conhecem muito bem os dados sobre professores leigos, isto é, que não tem formação pedagógica adequada, que atuam no sistema educacional nos seus vários níveis. Deduz-se, facilmente, a quantas anda não só o processo ensinoaprendizagem, mas as formas de avaliá-lo. Essa atividade se processa, geralmente, através do efeito demonstração. Isto é, o futuro professor passa a desenvolver o mesmo método de elaboração de provas a que foi submetido quando estudante. É o método do aprender fazendo.[...]