Autor(es): Silva, Carla Dornelles da ; Parente, Francisco de Assis Camelo ; Paim, Igor de Moraes
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação educacional; Processo de Ensino-Aprendizagem; Estudo
Autor(es): Silva, Carla Dornelles da ; Parente, Francisco de Assis Camelo ; Paim, Igor de Moraes
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação educacional; Processo de Ensino-Aprendizagem; Estudo
A avaliação educacional tomou impulso na modernidade e precisa ser repensada. Replicam-se modelos tradicionais, mantendo o status quo e com parcos avanços para outras formas alternativas. Percebem-se lacunas na formação do avaliador educacional, visto que nos estudos, trabalha com altos níveis de complexidade. Uma dessas lacunas evidenciadas nos estudos realizados reside à necessidade de aprofundamento da epistemologia da avaliação educacional é apontada nas pesquisas realizadas pelos seguintes autores: Vianna (2000), Dias Sobrinho (2003), Lima ( 2008), Lira, Marinelli e Lima (2010). Lira, Marinelli e Lima (2010) organizaram o trabalho que intitula-se: “Estudo epistemológico dos modelos de avaliação educacional: por uma tipologia epistemológico-histórica em Gaston Bachelard”. Identificaram os seguintes perfis: (1) racionalismo clássico tyleriano; (2) realismo ingênuo; (3) racionalismo completo; (4) empirismo claro e positivista e (5) construtivismo. Sob a luz deste estudo, procedeu-se um acompanhamento em torno das cinco tipologias epistemológico-histórica dos modelos de avaliação educacional escolheu-se os principais autores para elaborar outras reflexoes. [...]