Autor(es): Coutinho, Ana Josiele Ferreira ; Tavares, Diego Rodrigues ; Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Web 2.0; Socialização; Teorias de aprendizagem
Autor(es): Coutinho, Ana Josiele Ferreira ; Tavares, Diego Rodrigues ; Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Web 2.0; Socialização; Teorias de aprendizagem
A emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...]