Autor(es): Collares, Patrícia Moreira ; Landim, Fátima Luna Pinheiro
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação inclusiva; Necessidades Educacionais Especiais (NEE); Fracasso
Autor(es): Collares, Patrícia Moreira ; Landim, Fátima Luna Pinheiro
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação inclusiva; Necessidades Educacionais Especiais (NEE); Fracasso
A educação inclusiva requer escolas receptivas a todos, onde o aprendizado se desenvolva de modo conjunto, sem quaisquer preconceitos ou exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), pois o ato educativo se fundamenta na diferenciação do curriculo em prol da inclusão (SANCHES, 2005). O presente artigo parte do entendimento de haver a necessidade de estudos que aprofundem o tema das redes sociais (formais e informais), que desempenham papel de suporte ou de apoio à escola regular, na proposta de incluir em seus espaços as crianças com NEE. A justificativa para sua elaboração fundamenta-se no discurso atual de que, no desempenho das ações de inclusão, o professor enfrenta limitações tanto técnicas como emocionais (MENDES, 2006; KASSAR, 2005). Autores escrevem ser esse um ponto crítico para o professor que necessita lidar cotidianamente com a deficiência, podendo acarretar em fracasso, caso não haja apoio ou assistência especializada (BUENO, 2001). [...]