Autor(es): Ribeiro, Ana Paula de Medeiros ; Leite, Raimundo Hélio
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação da aprendizagem; Instrumento de ensino; Processo de Ensino-Aprendizagem
Autor(es): Ribeiro, Ana Paula de Medeiros ; Leite, Raimundo Hélio
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação da aprendizagem; Instrumento de ensino; Processo de Ensino-Aprendizagem
A escolha pela concepção de avaliação, bem como de seus instrumentos, necessita estar ancorada no conhecimento da realidade envolvida. Isso pressupõe o conhecer sobre os modos de ensinar e aprender dos protagonistas do processo ensino-aprendizagem: professores e alunos. Parlett e Hamilton (1972 apud SOUSA, 1997) defendem a prática de uma “avaliação iluminativa” como uma alternativa ao modelo clássico de avaliar (Tyler, 1949). Nesta perspectiva, a prática da avaliação leva em conta o processo educativo como um todo. A metáfora da luz, presente no termo, aponta para a necessidade de se ter uma visão mais clara da realidade e do contexto, de modo a permitir a melhor compreensão da complexidade das situações.[...]