Detalhes do Documento

Investigações sobre o ensinar e o aprender: caminhos para a decisão sobre o processo avaliativo

Autor(es): Ribeiro, Ana Paula de Medeiros ; Leite, Raimundo Hélio

Data: 2019

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Avaliação da aprendizagem; Instrumento de ensino; Processo de Ensino-Aprendizagem


Descrição

A escolha pela concepção de avaliação, bem como de seus instrumentos, necessita estar ancorada no conhecimento da realidade envolvida. Isso pressupõe o conhecer sobre os modos de ensinar e aprender dos protagonistas do processo ensino-aprendizagem: professores e alunos. Parlett e Hamilton (1972 apud SOUSA, 1997) defendem a prática de uma “avaliação iluminativa” como uma alternativa ao modelo clássico de avaliar (Tyler, 1949). Nesta perspectiva, a prática da avaliação leva em conta o processo educativo como um todo. A metáfora da luz, presente no termo, aponta para a necessidade de se ter uma visão mais clara da realidade e do contexto, de modo a permitir a melhor compreensão da complexidade das situações.[...]

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados