Autor(es): Cunha, Francisca Maria Aleudinelia Monte ; Araújo, Frederico Lemos ; Silva, Raimunda Magalhães da
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Programa de Avaliação Institucional; Saúde coletiva; Avaliação Educacional
Autor(es): Cunha, Francisca Maria Aleudinelia Monte ; Araújo, Frederico Lemos ; Silva, Raimunda Magalhães da
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Programa de Avaliação Institucional; Saúde coletiva; Avaliação Educacional
Avaliação pode ser definida como um “processo sistemático para determinar até que ponto um programa ou intervenção atingiu os objetivos pretendidos” (SESSIONS, 2001). Essa definição pode ser aplicada à maioria das atividades desenvolvidas no campo da Saúde Coletiva, estruturando-se a partir de alguns componente chave que definem um processo bem-sucedido: objetivos e metas bem-definidos no programa a ser avaliado, um sistema estruturado e consistente para coletar, analisar e relatar as informações, um método claramente definido para medir o grau de mudança resultante do programa ou intervenção e um balanço para determinar se o objetivo final da avaliação foi alcançado. Uma avaliação deve se propuser a orientar as ações no setor a que se refere determinar se as atividades do programa atendem aos objetivos declarados, se são apropriadas e se estão sendo efetivamente implementadas. [...]