Autor(es): Viera, Meiriane Costa Lázaro Monteiro ; Ribeiro, Ana Paula de Medeiros ; Marques, Cláudio de Albuquerque
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Ler e escrever; Alfabetização; Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
Autor(es): Viera, Meiriane Costa Lázaro Monteiro ; Ribeiro, Ana Paula de Medeiros ; Marques, Cláudio de Albuquerque
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Ler e escrever; Alfabetização; Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
Para ler e escrever exige-se que o alfabetizando compreenda o sistema de crítica alfabética. Assim, a aprendizagem do sistema alfabético de leitura e de escrita pressupõe a habilidade de decompor e compor os sons da fala. Existe uma correlação positiva entre a consciência fonológica e a aprendizagem posterior em leitura. Desta forma, torna-se relevante a avaliação da consciência fonológica para o progresso futuro em leitura e em escrita. Entretanto, as avaliações hoje realizadas em nível de alfabetização (Provinha Brasil, SPAECE-Alfa e PAIC), não vêm contemplando as verdadeiras necessidades da avaliação da consciência fonológica. Dentre todos os programas, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é o que tem mostrado maior preocupação e interesse em construir itens cujos descritores pretendem avaliara consciência fonológica. Ademais, diferencia-se dos outros por trazer uma proposta de intervenção a partir do conhecimento dos resultados da avaliação. [...]