Author(s):
Alves, Ana Paula Martins ; Lima, Maria Leonir do Nascimento ; Silva, Olívia Coelho da ; Marques, Cláudio de Albuquerque
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Eficácia na alfabetização; Políticas Públicas; Escrita- a leitura - compreensão textual; Educação
Description
A eficácia na alfabetização de crianças ainda é uma das grandes preocupações das políticas públicas, no âmbito educacional, em nosso país. A escrita, a leitura e a compreensão textual são fatores determinantes nesse processo. Não se pode, no entanto, esquecer que uma não é independente da outra, pelo contrário, ambas se completam. Segundo Grossi (1990, p. 17), “a apreensão da psicogênese da alfabetização e a sua aplicação em sala de aula implica, portanto uma mudança radical de ótica a respeito da aprendizagem a ênfase exclusiva na cópia, durante as etapas iniciais da aprendizagem”. A necessidade de entender que a função da escrita não é somente a reprodução de textos, principalmente através de cartilhas, é uma preocupação presente em muitas escolas brasileiras [...].