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Educação e o processo de romanização na Diocese do Crato: o exemplo do Colégio Diocesano 1927 – 1988

Author(s): Costa, Francisco Joel Magalhães da

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): Romanização da educação; Reforma e criação de escolas; Diocese do Crato


Description

Este artigo tem como proposta o entendimento acerca do processo de romanização da educação e a consequente reforma e criação de escolas confessionais, observando o papel desempenhado por estas instituições e a forma como elas contribuíram para a manutenção da Diocese do Crato. Neste sentido, a nossa discussão tenta aliar as temáticas a respeito de religião e educação, envolvendo as ações instrucionais da Igreja Católica com vistas à romanização da educação. Esse marco temporal é de grande importância para o campo educacional da Região do Cariri cearense, pois é a partir do seu início que se percebe a ação de Dom Quintino, primeiro bispo, indicado para a recém-criada, diocese do Crato, cujo trabalho se mostrou direcionado para a educação. Sua ação pastoral voltou-se para o aperfeiçoamento e para a criação de uma estrutura educacional que correspondesse às expectativas do projeto de romanização da educação no Estado do Ceará, segundo o Concílio Vaticano I.183 A partir de 1890, com a quebra do regime do Padroado184, a Igreja, agora, separada do Estado, daria início a essa reforma, de acordo com as orientações advindas da Santa Sé Romana, as quais estabeleciam novos padrões para a organização eclesiástica e para as práticas religiosas a serem implantadas junto aos fiéis. [...]

Document Type Other
Language Portuguese
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