Author(s): Xavier, Maria Ravelli Cordeiro ; Nepomuceno, Samara dos Reis
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Grade Curricular- UNIALB; Processo de Ensino-Aprendizagem; Dificuldade no ensino
Author(s): Xavier, Maria Ravelli Cordeiro ; Nepomuceno, Samara dos Reis
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Grade Curricular- UNIALB; Processo de Ensino-Aprendizagem; Dificuldade no ensino
A falta de sono, sua necessidade ou sua insuficiência acarreta ou pode acarretar problemas graves às pessoas, inclusive no desempenho cognitivo. Em se tratando de estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a problemática é mais acentuada porque esta Instituição de Ensino Superior (IES) Federal tem um modelo de ensino diferente do modelo brasileiro em geral, pois realiza suas atividades acadêmicas em Regime Trimestral, o que implica dedicação integral ao cumprimento de todas as tarefas acadêmicas. Deste modo, é racional mencionar que além da acentuada sobrecarga comum a grande maioria das graduações plenas no Brasil, a UNILAB tem mais tempo de aula e menos tempo para realização das atividades em razão dos 67 dias letivos contabilizados trimestralmente. Esta situação é considerada como um obstáculo potente diante do tempo necessário de sono para suprir às necessidades fisiológicas dos universitários de maneira plena. [...]