Document details

Construção de tecnologia assistiva na modalidade curso online para cegos sobre hipertensão arterial

Author(s): Carvalho, Luciana Vieira de ; Carvalho, Aline Tomaz de ; Áfio, Aline Cruz Esmeraldo ; Silva, Andréa Soares Rocha da ; Silva, Máguida Gomes da ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): Hipertensão; Pessoas com Deficiência Visual; Educação a Distância; Promoção da Saúde; Enfermagem


Description

Objective: to develop affordable education course for the blind on the prevention of hypertension. Method: we used the Model of Development of Digital Educational Materials composed by the stages of analysis and planning; modeling; implementation; evaluation and maintenance; distribution. Results: we obtained fi fteen pages divided into six learning units. The study followed the accessibility standards of national and international documents. Evaluation and maintenance phase occurred during preparation of the course. Final considerations: to elaborate a course as assistive technology for the visually-impaired is a feasible task, provides knowledge about hypertension prevention and equality of access to digital educational materials.

Objetivo: desenvolver curso de educação acessível para cegos sobre prevenção da hipertensão arterial. Método: utilizou-se Modelo de Desenvolvimento de Material Educativo Digital composto pelas fases de análise e planejamento; modelagem; implementação; avaliação e manutenção; distribuição. Resultados: obteve-se quinze páginas divididas em seis módulos didáticos. O estudo seguiu os padrões de acessibilidade dos documentos nacionais e internacionais. A fase de avaliação e manutenção ocorreu durante elaboração do curso. Considerações fi nais: construir curso como tecnologia assistiva para cegos é tarefa viável, oferece conhecimento sobre prevenção da hipertensão e igualdade de acesso a materiais educativos digitais.

Objetivo: desarrollar un curso de educación accesible para ciegos sobre prevención de la hipertensión arterial. Método: se utilizó Modelo de Desarrollo de Material Educativo Digital compuesto por las fases de análisis y planifi cación; modelado; aplicación; evaluación y mantenimiento; distribución. Resultados: se obtuvieron quince páginas divididas en seis módulos didácticos. El estudio siguió los estándares de accesibilidad de los documentos nacionales e internacionales. La fase de evaluación y mantenimiento ocurrió durante la elaboración del curso. Consideraciones fi nales: construir curso como tecnología asistiva para ciegos es tarea viable, ofrece conocimiento sobre prevención de la hipertensión e igualdad de acceso a materiales educativos digitales.

Document Type Journal article
Language Portuguese
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