Description
Este trabalho aborda Educação e Saúde. A Enfermagem integra saberes e práticas para a prevenção de doenças, promoção da saúde e engajamento da população em ações educativas. O papel do enfermeiro influencia com valores humanísticos, favorecendo o cuidado ao paciente. Dorothea Orem define que autocuidado é o desempenho ou a prática de atividades que os indivíduos realizam em seu benefício para manter a vida, a saúde e o bem-estar. O objetivo deste trabalho foi promover uma oficina de higiene pessoal em ambiente escolar, no contexto da disciplina de Educação em Saúde (2015.1), junto às vinte crianças da turma Infantil 3 da UUNDC-UFC. Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), que orientam experiências pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos, esta ação foi supervisionada pela professora da turma, pedagoga, e representou um modo de ampliar a vivência das crianças, integrando o curso de Enfermagem da UFC com a UUNDC. Como metodologia, a oficina de higiene contou com dois momentos: o primeiro contato das acadêmicas de Enfermagem com a turma com roda de conversa temática; a realização da oficina, com teatro, música; conversa sobre o enredo da peça, personagens e uso de produtos de higiene. Por fim, as crianças expressaram-se livremente por meio do desenho. Como resultados, viu-se interesse e interação das crianças nas atividades propostas, identificação com as personagens da peça (super-heroínas da higiene). Conclui-se que esta estratégia de promoção de saúde contribuiu para que a turma vivenciasse algo sobre higiene, cuja aprendizagem é social e se constrói na infância. A ação traz o enfermeiro como profissional e facilitador da educação em saúde para a comunidade, cuja presença carece nas escolas ensinando e observando a necessidade de cada indivíduo.