Document details

Ferramentas da ciência de dados: relatórios dinâmicos

Author(s): Santos, Francisco Ivanilson Costa dos ; Farias, Maria Jacqueline Batista ; Nojosa, Ronald Targino

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): Estatística; Ciência de dados; Ambientação


Description

O projeto de Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação no DEMA está voltado – não de forma exclusiva - para os alunos do primeiro ano do curso de Estatística, visando estabelecer o sentimento de membro de uma comunidade (UFC), indispensável para que o aluno tenha bom desempenho durante sua trajetória na Universidade. Concomitantemente, o projeto almeja contribuir com o combate à evasão no curso, através da integração e acompanhamento dos alunos. Este projeto está ligado à disciplina de Seminários de Tutoria II. Nesta, profissionais da área e bolsistas apresentam seminários referentes ao mercado de trabalho. No cenário atual, as Ferramentas para Ciência de Dados vêm recebendo cada vez mais atenção. Neste contexto, promovemos a divulgação de um dos softwares mais utilizados na área de estatística, com o objetivo de contribuir na ambientação dos discentes. Mais precisamente, foi apresentado o pacote Slidify do programa computacional R que é gratuito e de código livre. Esse pacote ajuda a criar e customizar relatórios dinâmicos e interativos. No seminário foi ensinado como instalar o pacote, os primeiros passos, a inclusão de gráficos, fórmulas matemáticas e a publicação do material online utilizando a plataforma Rpubs da companhia de Estatística Computacional Rstudio. Os alunos demonstraram ter gostado das potencialidades do pacote Slidify e também interesse no aprendizado do programa R que é empregado em disciplinas do curso. Concluímos que apesar de ter mostrado apenas uma pequena parcela das ferramentas, os alunos podem, sim, ter despertado ainda mais o interesse pelo curso. Destacamos ainda a participação na disciplina de Técnicas de Pesquisa colaborando com a tabulação dos dados e a aplicação de um questionário que buscou identificar pontos positivos e negativos do curso.

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents