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Integração ao ensino superior: acolhimento dos estudantes ingressantes do curso de farmácia ao longo do primeiro ano de graduação


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Introdução: O ingresso do aluno na universidade é um passo bem decisivo a ser dado na sua vida e muitas vezes há dificuldades de adaptação a esse novo meio. O acolhimento desses estudantes é de suma importância para auxilia-los a direcionar sua vida acadêmica. Objetivo: Avaliar o perfil dos alunos do segundo semestre do curso de Farmácia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Metodologia: Foi aplicado um questionário de avaliação com 34 estudantes, dividido em duas partes: dados acadêmicos (escolha do curso de Farmácia, pretensões de continuidade, grau de dificuldade e conhecimento dos programas da UFC) e dados socioeconômicos (sexo, idade, procedência, local de residência, com quem moram, desenvolvimento de atividade remunerada, renda mensal familiar e escolas frequentadas no ensino fundamental e médio). Resultados: Com relação aos dados acadêmicos: 58,82% (20) dos alunos disseram que Farmácia foi sua primeira escolha no SISU, 94,11% (32) disseram ter pretensões de dar continuidade ao curso. Além disso, 50% (17) desses alunos consideram o curso de farmácia difícil e 88,23% (30) demonstraram ter conhecimento sobre programas da UFC. Com relação aos dados socioeconômicos: 61,76% (21) dos alunos são do sexo feminino, a idade varia entre 17 e 26 anos, 58,88% (19) são naturais de Fortaleza e 82,35% (28) residem em Fortaleza. 70,58% (24) moram com os pais, 79,41% (27) não trabalham, 44,11% (15) tem renda mensal familiar acima de 3 salários mínimos, 61,76% (21) estudaram todo o ensino fundamental em escola particular e 457,05% (16) estudaram todo o ensino médio em escola pública. Conclusão: Diante desses resultados conclui-se que, até o momento, os estudantes mostraram adesão ao curso, levando em consideração que boa parte escolheu o curso como primeira opção e o considera nível difícil. Além disso, nota-se que a maioria dos alunos compõe as classes C e D, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Document Type Other
Language Portuguese
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