Author(s): Lima, Jacqueline da Silva ; Magalhães, Elisângela Bezerra ; Ferreira, Ana Virginia Conrado
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Motivação; Ensino Aprendizagem; Professor
Author(s): Lima, Jacqueline da Silva ; Magalhães, Elisângela Bezerra ; Ferreira, Ana Virginia Conrado
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Motivação; Ensino Aprendizagem; Professor
A motivação é substancial a qualquer atividade humana. É compreendida como uma necessidade básica do homo sapiens - desse ser racional que busca se educar - reside na sua capacidade de “cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. A motivação de alunos e mestres está tão interligada que não é possível tratar de uma sem fazer referência à outra. A realização da aprendizagem, muito mais do que uma mera recompensa, é primordial na construção de um processo continuado de motivação-aprendizado. Esta pesquisa aconteceu em uma escola do Ensino Fundamental, da rede pública municipal, na cidade de Cascavel, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. A temática principal abordada foi a motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. Observando que a ausência de motivação causa desgaste na relação aluno x professor e no baixo aprendizado. A pesquisadora ficou em sala de aula no período de um mês, em dias alternados, durante apenas um horário, observando o cotidiano dos alunos e da professora. Os resultados da observação decorrem das impressões da pesquisadora e que será o resultado dessa pesquisa. Foi possível confirmar, no decorrer dessa pesquisa, que a motivação é imprescindível para um aprendizado significativo. Houve a oportunidade de constatar que o aprender a aprender atrelado à motivação pode ser construído no dia-a dia da sala de aula. O professor tem uma grande parcela nesse processo, pois a motivação do aluno esbarra sempre na motivação do professor.