Document details

Farmácia escola como promotora da ambientação e não evasão dos alunos dos semestres iniciais no curso de farmácia da UFC

Author(s): Silva, Renata Herivenny ; Oliveira, Cristiani Lopes Capistrano Gonçalves de

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): Fármacia escola; Ambientação; Fármacia


Description

A Subunidade Farmácia Escola/FFOE/UFC funciona como promotora do conhecimento para os alunos de Farmácia, pois mostra aos alunos o universo de trabalho do âmbito farmacêutico, proporcionando uma visão precoce sobre o entendimento das funções dos farmacêuticos no mercado de trabalho. Nesse ambiente os alunos do curso de Farmácia têm a oportunidade de realizar atividades práticas em assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, manipulação magistral alopática, fitoterapia e cosméticos, entre outras. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver, estimular e contribuir para uma melhor ambientação e não evasão dos alunos nos semestres iniciais no curso de Farmácia,através das atividades desenvolvidas pela Farmácia Escola. Participaram do projeto alunos do 1° e 2° semestre do curso de Farmácia/UFC, totalizando inicialmente 43 alunos. Realizou-se uma apresentação expositiva em sala de aula, divulgando as várias atividades desenvolvidas pela Farmácia Escola e uma visita aos setores de controle de qualidade, produção de medicamentos e atenção farmacêutica. Foi aplicado questionário referente as impressões dos alunos pós ambientação. Como resultado parcial obteve-se a aprovação da iniciativa de integrar os recém ingressos no curso, assim como o incentivo a permanência dos mesmos, visto que a maioria não conhecia o trabalho da Farmácia Escola, tão pouco a abrangência da profissão do Farmacêutico. Além disso, destaca-se a importância da Farmácia Escola como meio de integração entre a vida acadêmica e vida profissional do estudante, mostrando que é indispensável o empenho e incentivo de tal unidade para promoção da não evasão do curso de Farmácia/UFC.

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents