Detalhes do Documento

Avaliação da permanência dos alunos no curso de estatística

Autor(es): Oliveira, Roberto Teixeira de ; Farias, Rafael Bráz Azevedo ; Nojosa, Ronald Targino ; Batista, Maria Jacqueline

Data: 2019

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Evasão; Permanência; Curso de estatística


Descrição

A evasão discente é um das principais preocupações em alguns cursos da UFC. Vista como a perda de alunos, esta gera graves consequências acadêmicas, sociais e econômicas, comprometendo o desenvolvimento do aluno e, de maneira mais abrangente, o curso, como um todo. Dentro do curso de Estatística, temos o projeto de Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação no DEMA, em que tem como finalidade orientar os alunos de Estatística do primeiro ano, visando estabelecer um sentimento de membro de uma comunidade (UFC). Dessa forma, o projeto tem por objetivo contribuir com combate à evasão no curso, ajudando e acompanhando os alunos, através da integração entre os novos, os veteranos e a coordenação, incentivando os ingressantes a ter interesse por este novo mundo acadêmico. Para dar suporte a esse projeto o curso tem como obrigatórias no primeiro ano às disciplinas de Seminários de Tutoria I e II, a primeira trata-se da interação direta dos alunos com a coordenação, se fazendo através do diálogo e da discussão sobre as atividades acadêmicas do curso e da universidade. Na segunda, professores, bolsistas, ex-alunos e profissionais que estão atuando na área de estatística, apresentam palestras sobre suas experiências e a atuação do estatístico no mercado. Em geral, as atividades do projeto destacam-se a apresentação sobre assuntos diversos sobre o curso: grade curricular, bolsas de estudos, disciplinas, mercado de trabalho, além do suporte e acompanhamento para formação e permanência de grupo de estudos. Para quantificar informações relacionadas ao desenvolvimento das atividades do projeto aplicamos questionários desde 2013, que buscaram identificar pontos positivos e negativos das atividades e o interesse do aluno para continuar no curso. Como resultado, por exemplo, em 2015, 50% dos alunos optaram pelo curso como 1ª opção de escolha e destacasse que aproximadamente 92% dos alunos afirmam que desejam concluir o curso.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados