Autor(es): Chagas, Debora Frota ; Leite, Raimundo Hélio
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Resistência; Criação; Indisciplina
Autor(es): Chagas, Debora Frota ; Leite, Raimundo Hélio
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Resistência; Criação; Indisciplina
This article was made from a reflective process about the investigation of my master entitled PROCESSOS DE CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO: POÉTICAS DA APRENDIZAGEM EM ARTE NAS ESCOLAS MILITARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ. artistic actions taken in the first military school studied, Colégio da Polícia Militar do Ceará, basic education institution member of the Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, contracted to the Secretaria de Educação do Estado, where I am a teacher since 2012, teaching the discipline Art Education and theater workshops for students of elementary and secondary school II. Pedagogical artistic actions start from critical reflections with students about the strict regulations of the school and the feelings and emotions of students in the school routine. Writing is first and foremost an experience report, produced by the necessity of art exist and resist the military education schools.
Este artigo foi constituído a partir de um processo reflexivo acerca da investigação de meu mestrado em Educação Brasileira intitulado PROCESSOS DE CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO: POÉTICAS DA APRENDIZAGEM EM ARTE NAS ESCOLAS MILITARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ. Ações artísticas realizadas na primeira escola militar pesquisada, Colégio da Polícia Militar do Ceará, instituição de educação básica integrante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, conveniada à Secretaria de Educação do Estado, onde sou professora desde 2012, ministrando a disciplina Arte Educação e oficinas de teatro, para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. As ações artísticas pedagógicas partem de reflexões críticas com os estudantes a cerca do regulamento rígido da escola e das sensações e emoções dos estudantes no cotidiano escolar. A escrita é antes de tudo um relato de experiência, produzida pela necessidade da Arte existir e resistir nas escolas de educação militar.