Autor(es): Anastácio, Sílvia Maria Guerra ; Scheyerl, Denise Chaves de Menezes ; Silva, Célia
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Linguística; Comunicação virtual; Psicologia; Hipertexto
Autor(es): Anastácio, Sílvia Maria Guerra ; Scheyerl, Denise Chaves de Menezes ; Silva, Célia
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Linguística; Comunicação virtual; Psicologia; Hipertexto
This essay proposes an analysis of the students’ discourse, especially taking into account Seligman’s thesis on Motivational Psychology and Pierre Lévy’s relevant work on Virtual Communication. Being often invited to interact with their peers within an area without definite spacial frontiers, the students are often encouraged to deal with non-fixed texts. As for their collective written production online, it opens a way to potentially infinite remissions within an interactive approach, whose mediatic environment works as an efficient tool for reading activities and textual production in foreign language teaching.
O trabalho se propõe a analisar o discurso do aluno, fundamentando-se em teóricos relevantes, quer da Psicologia Motivacional, como Seligman, quer da Comunicação Virtual, como Pierre Lévy. Convidado, especialmente, a interagir com o outro, em uma área sem fronteiras espaciais definidas, o aprendiz é levado a percorrer um texto móvel, lançando mão de dispositivos hipertextuais. Essa construção coletiva online permite remissões potencialmente infinitas, dentro de uma abordagem interativa, em que os novos suportes midiáticos podem fornecer eficientes instrumentos para as oficinas de leitura e produção de textos em língua estrangeira.