Author(s): Soares Neto, Josaphat ; Ribeiro, Júlio Wilson
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Reciclagem; Ensino-matemática; Interdisciplinaridade
Author(s): Soares Neto, Josaphat ; Ribeiro, Júlio Wilson
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Reciclagem; Ensino-matemática; Interdisciplinaridade
Na sociedade globalizada do século XXI é imprescindível repensar a formação ecológica de jovens cidadãos, para promover a preservação planetária. Nessa perspectiva, objetivamos promover a conscientização ambiental, relacionada aos efeitos do acúmulo de lixo, apontando algumas estratégias de solução. Assim, constatamos a importância de estabelecer relações significativas entre a educação matemática e a ambiental, enumerando, analisar dados relacionados à reciclagem do lixo, partindo‐se de gráficos e tabelas, em consonância com o bloco Tratamento da Informação, apontado pelos Parâmetros curriculares Nacionais (1998), sob a ótica da interdisciplinaridade. Efetivou‐se esta proposta através de uma ação pedagógica, realizada junto a alunos do 7oano do ensino fundamental, numa escola pública brasileira, da rede estadual do Ceará. Da análise dos resultados coletados, considerou‐se a proposta relevante, pois possibilitou aos alunos desenvolverem uma visão holística da problemática que envolve o acúmulo do lixo.