Autor(es): Avila, Ana Kelle Borges de ; Santos Júnior, José Ricardo Rangel ; Girão, Naiara Beatriz Mota ; Gonzalez, Ricardo Hugo
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Adolescência; DSTs; Conhecimento
Autor(es): Avila, Ana Kelle Borges de ; Santos Júnior, José Ricardo Rangel ; Girão, Naiara Beatriz Mota ; Gonzalez, Ricardo Hugo
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Adolescência; DSTs; Conhecimento
CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES ESCOLARES ACERCA DO RISCO AS DST/HIV/AIDS. Autor(a):Ana Kelle Borges de Ávila. Email: kelleavila@gmail.com CPF: 056.650.093.00 Co-autores: Naiara Girão1; Ricardo Rangel2. Orientadores: Ricardo Hugo Gonzales1, Patrícia Neyva2. Isabelly Fernandes3, Izaildo Luna4. INTRODUÇÃO: a adolescência é uma fase marcada por diversas transformações e descobertas, como a sexualidade, que envolve riscos de infecção as DST/HIV/Aids permeadas pela falta de informação aliada a negligencia com a doença. OBJETIVO: verificar os índices de conhecimento de adolescentes acerca do risco as DST/HIV/Aids. METODOLOGIA: estudo descritivo de cunho quantitativo realizado com 100 alunos do ensino fundamental da rede pública de Fortaleza. Foi utilizado um questionário com quatro perguntas abertas de ordem objetiva sobre o proposto. Como medida de intervenção orientamos os jovens sobre a temática, através de oficinas utilizando slide e a entrega de folder com os principais meios de contaminação, prevenção e tratamento por DST/HIV/Aids. RESULTADOS: dos 100 entrevistados 73,3% afirmaram não receber informações sobre DST nas escolas, sendo que 37% são sexualmente ativos com início entre doze e quatorze anos; destes 40% não utiliza nenhuma forma de prevenção. CONCLUSÃO: a falta de informação e a pratica sexual precoce levam vários adolescentes ao risco de exposição às DSTs. Visando os dados obtidos, é cabível que os profissionais de saúde e as escolas tornem prática a orientação sobre a importância do uso de preservativo durante as relações sexuais. A partir das oficinas acreditamos proporcionar maior conhecimento aos ouvintes, que podem disseminar o aprendizado pelos folders e o diálogo com outros jovens.