Detalhes do Documento

Mídias digitais como estrategia de promoção da saúde: experiência com o uso da plataforma youtube

Autor(es): Gois, Antonio Lucas Oliveira ; Lima, Thaiana Marcelino ; Freitas, Elaine Neves de ; Brito, Elivânia Silveira de ; Macena, Raimunda Hermelinda Maia

Data: 2019

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Mídia Audiovisual; Promoção da Saúde; Educação em Saúde


Descrição

Introdução: As áreas da saúde e da comunicação sempre foram interdependentes, deste modo é possível pensar a promoção da saúde com a utilização dos meios de comunicação. Com o surgimento das novas mídias, surge também a necessidade de estudar a aplicação de modalidades diferenciadas e eficientes de se promover conhecimento sobre saúde na população. Assim, a educação em saúde, como tecnologia leve, tem sido recomendada pelo Ministério da Saúde. Objetivo: Relatar a experiência do uso da plataforma Youtube e suas interfaces como forma de promoção da saúde em um projeto de extensão do Curso de Fisioterapia da UFC. Metodologia: Relato da prática extensionista, descritivo e qualitativo realizado no período de Julho/Agosto de 2016. Para elaboração do canal na plataforma Youtube e manutenção da acessibilidade dos usuários percorremos as seguintes etapas: 1.Cadastro na plataforma; 2. Criação da identidade visual; 3. Elaboração de material que auxiliasse as gravações, iluminação com lâmpadas de led e fundo com a identidade visual; 4. Organização de temáticas e profissionais que participariam do canal e 5. Capacitação dos extensionistas e mentores sobre a plataforma e o uso das mídias digitais. Resultados: O “Proseando” é uma plataforma digital que disponibiliza aos diversos usuários o conhecimento de diversas formas de Promoção da Saúde, com ênfase na atuação da Fisioterapia. O canal utiliza entrevistas, realizadas por acadêmicos do, com diversos profissionais com experiência na atenção básica de saúde e temas chaves da Promoção da Saude e Fisioterapia. Conclusões: Se faz necessário utilizar novas modalidades de acesso à promoção da saúde, utilizando-as de novas midias de comunicação.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.